segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há exatamente quarenta anos...







...uma pequena cápsula com dois astronautas a bordo tocava pela primeira vez o solo lunar e marcava definitivamente o dia 20 de julho como uma das principais datas na história da humanidade. A viagem à Lua durou quatro dias. No dia 19 de julho a Apollo 11 finalmente atingiu a órbita lunar. Enquanto um dos módulos, chamado Columbia, permaneceria em órbita com Michael Collins, o segundo módulo, chamado Águia, desceria até a Lua com Armstrong e Aldrin. O pouso ocorreu às 17:17h do dia 20. Neil Armstrong tocou o solo lunar, no dia 20 de jullho, às 23:56h e proclamou: "Este é um pequeno passo para o Homem. Um salto gigantesco para a Humanidade".
Na superfície da Lua os astronautas realizaram uma série de experimentos científicos, entre eles, a coleta de rochas e observação sobre o vento solar, além de instalarem um sismômetro passivo para detectar vibrações na superfície da Lua e um pequeno refletor laser, usado até os dias de hoje nas medições de distância da Lua.
A viagem de retorno durou mais quatro dias, a cápsula com os astronautas finalmente tocou
o oceano Pacífico às 13:55h do dia 24 de julho. Em seguida os astronautas foram recebidos no porta-aviões USS Hornet e permaneceram por quarentena por 17 dias.
Após isso, desfilaram como heróis em carros abertos em dezenas de cidades dos EUA.

1 comentários:

Manzana Sweet disse...

que maravilloso dia...y que suerte poder ver la tierra desde alli¡¡¡...gracias por tus comentarios¡¡ ^^