sábado, 5 de setembro de 2009

Parabéns Amazônia!



Você sabia que existe um dia dedicado à Amazônia? É o dia 5 de setembro. A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa um território muito extenso e tem uma variedade de animais, plantas e rios tão grande que ajuda a controlar o clima na terra. Lá estão 50% de todas as espécies do planeta! Estima-se que a região possui:

- 50 mil espécies de plantas;

- 3 mil espécies de árvores;

- 1.200 espécies de aves;

- 320 espécies de mamíferos;

- 3 mil espécies de peixes;

- 400 espécies de anfíbios;

- 300 espécies de répteis e

- 10 milhões de espécies de insetos!

Uma região tão importante assim para a natureza merecia mesmo ganhar um dia especial.
Créditos: www.smartkids.com.br
Mas... nem tudo são flores...
O Dia da Amazônia foi instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2007. A data escolhida, 5 de setembro, homenageia a criação da província do Amazonas por Dom Pedro 2º, em 1850.

A primeira comemoração ocorreu em 2008. De lá para cá, o combate ao desmatamento se intensificou, mas ainda se perde mês a mês uma enorme fatia da maior floresta tropical do planeta.

Entre agosto de 2008 e julho de 2009 foram desmatados 4.375 mil km² da região, ou o equivalente a três vezes o território da cidade de São Paulo. O dado faz parte de estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Ainda que alarmante, o número é 46% menos que o registrado entre 2007 e 2008, quando a destruição atingiu 8.147 km².

De acordo com o Inpe, as estatísticas apontam para uma forte tendência de queda no ritmo de derrubada da floresta. Mas um outro dado pode sinalizar tendência de inversão da curva: somando-se junho e julho deste ano, houve aumento de 18,5% em relação aos mesmos dois meses de 2008.

Só no mês de julho, foram desmatados de 836,5 km² da Amazônia. O Pará é o maior vilão da destruição, com 577 km² de área destruída. A área de florestas derrubadas ou degradadas no Estado aumentou 22,5% nos 12 meses, enquanto no Mato Grosso houve queda de 68,5%.
Créditos: www.abril.com.br

2 comentários:

adis disse...

Amiga que bueno que nos dices de esta fecha, ojala de verdad sigan haciendo cosas para evitar su extincion, cuidate mucho y desde Mexico te mando un fuerte abrazo

kedicibasi disse...

ola! Obrigado por sua visita:) Visitei seu blog.agradável.sevgiler.